Já fez LIKE no TVI Notícias?

Na estrada com álcool e sem carta

81 condutores detidos e mais de quatro mil multados. 19 mortos

Condutores alcoolizados, em excesso de velocidade, sem cinto de segurança e sem carta. Estas foram as infracções que os elementos da Brigada de Trânsito (BT) da GNR mais encontraram durante a operação «Natal em segurança».

Desde sexta-feira que as brigadas estão na estrada e não tiveram mãos a medir nestes cinco dias. Ainda assim, o balanço da quadra nas estradas portuguesas volta a ser trágico.

PUB

Só nos primeiros quatro dias foram fiscalizados 8692 condutores, dos quais 4146 foram autuados, sendo que cerca de metade tinham cometido infracções graves e 396 cometeram contra-ordenações muito graves.

Dos 167 condutores que conduziam sob a influência do álcool, 55 condutores foram detidos por apresentarem uma taxa superior a 1,20 gramas por litro. A BT deteve ainda 26 pessoas por conduzirem sem carta.

O excesso de velocidade foi a contra-ordenação mais detectada. Mais de dois mil condutores foram apanhados acima dos limites legais.

257 pessoas foram multadas por não usarem cinto de segurança e 61 por não terem seguro da viatura.

Cinco dias negros

O Natal voltou a ser negro nas estradas portuguesas. Desde sexta-feira, os acidentes de viação mataram 19 pessoas e deixaram 37 gravemente feridos, disse ao PortugalDiário fonte da BT.

Esta terça-feira, uma colisão entre dois veículos ligeiros e um pesado tirou a vida a cinco pessoas, a que se somam as 14 vítimas registadas nos primeiros quatro dias.

Com a tolerância de ponto decretada para os funcionários públicos e muitos trabalhadores a optarem por tirar este dia de férias, há ainda muita gente a regressar a casa, pelo que este balanço poderá ainda não ser definitivo.

A primeira fase da operação «Natal em segurança» termina esta terça-feira à meia-noite. Na próxima sexta-feira começa a segunda fase.

PUB

Últimas