Já fez LIKE no TVI Notícias?

Função pública portuguesa é das menos «velhas»

Relacionados

A administração pública portuguesa é uma das menos envelhecidas entre os países desenvolvidos.

A conclusão consta de um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), divulgado recentemente, sobre o impacto da evolução demográfica nos serviços prestados pelo Estado (quer pela necessidade de assistência social acrescida, quer pelo envelhecimentos dos seus próprios funcionários), refere o «Diário de Notícias».

Assim, sem desmentir o indesmentível, o envelhecimento dos recursos humanos do Estado, a OCDE traz, contudo, um dado importante para a discussão deste tema: a situação portuguesa é menos grave do que a registada na generalidade dos países desenvolvidos.

PUB

Segundo os números recolhidos por esta organização cerca de 24% dos funcionários públicos portugueses tinham, em 2005, mais de 50 anos. De uma amostra de 13 países, que o relatório classifica como representativa do universo dos 31 membros da OCDE, só dois (Coreia do Sul e Irlanda) têm administrações públicas mais jovens.

Os restantes (Suécia, EUA, Noruega, Finlândia, França, Reino Unido, Holanda, Japão, Áustria e Austrália) têm-nos mais envelhecidos.

E não só a máquina estatal portuguesa é das menos «antigas», como tem um índice de envelhecimento semelhante ao conjunto do mercado laboral. Com efeito, dos 13 países analisados, apenas Portugal tem uma proporção igual de trabalhadores com mais de 50 anos no Estado e no conjunto da economia (24%).

Na grande maioria dos países, os trabalhadores públicos têm uma idade média mais avançada do que os restantes. Na Bélgica, por exemplo, o índice de envelhecimento no sector público duplica o do privado e nos outros países a diferença oscila entre 1 e 10 pontos percentuais. O Japão e, uma vez mais a Coreia do Sul e a Irlanda, são os únicos países onde o Estado tem recursos humanos mais jovens do que o conjunto da economia.

PUB

Relacionados

Últimas