Já fez LIKE no TVI Notícias?

Detectives para encontrar Maddie

Advogados preparam fundo financeiro para ajudar a encontrar menina britânica. Donativos ascendem aos quatro milhões de euros e podem servir para criar fundação que pague a investigadores privados

O escritório de advogados londrino contratado pelos pais de Madeleine McCann, a criança desaparecida em Lagos há 11 dias, prometeu para breve esclarecimentos sobre um fundo financeiro que está a ser preparado para ajudar a encontrar a menina.

«Os detalhes sobre este fundo serão revelados nos próximos dias», disse hoje à agência Lusa David Hodson, um dos principais advogados do International Family Law Group (IFLG), o escritório contratado por Gerry e Kate McCann.

PUB

A mesma fonte não quis acrescentar mais informação àquela que foi dada pelos pais de Madeleine em declarações aos meios de comunicação social, hoje de manhã em Portugal, onde confirmaram a chegada de advogados.

«Chamámos aqui os nossos advogados para nos ajudarem a decidir sobre a forma de melhor usar estas ofertas de ajuda para encontrarmos a Madeleine», disse então Gerry McCann.

No depoimento, o pai de Madeleine agradeceu todas as ofertas de ajuda, incluindo as financeiras, e confessou que a chegada dos advogados para se ocuparem desta questão «tirou um peso dos ombros» do casal.

Na mesma altura, a mãe de Madeleine garantiu que nem sequer considera a hipótese de regressar a casa neste momento.

Ofertas ascendem aos quatro milhões de euros

Até agora, as ofertas financeiras de ajuda atingiram cerca de 2,6 milhões de libras [3,8 milhões de euros], com a contribuição do jornal News of the World, empresários, amigos e, mais recentemente, da escritora JK Rowling.

PUB

O fundo terá como objectivo reunir contribuições, todavia não foram revelados detalhes sobre a forma de funcionamento, já que muitas das ofertas de dinheiro foram feitas em troca de informações que resultem na recuperação de Madeleine.

Segundo a edição de domingo do Sunday Times, a ideia será «lançar um fundo de solidariedade para ajudar a promover um apelo internacional para encontrar [Madeleine]».

O mesmo jornal levanta também a hipótese de criar uma fundação e «pagar a investigadores privados, se necessário».

Sobre a forma de assistência jurídica que o IFLG está a providenciar à família, David Hodson não adiantou pormenores. «Estamos habilitados a trabalhar numa variedade de áreas», vincou, recusando confirmar a presença ou o número de advogados em Portugal a trabalhar para os McCann.

Na sua página de Internet [www.iflg.uk.com], a companhia refere que trabalha na defesa dos «interesses de famílias e crianças nacionais e internacionais», incluindo os casos de «rapto de crianças».

Num comunicado emitido no domingo, o IFLG indicava que no caso está também a trabalhar um causídico de outro escritório, Michael Nicholls, especialista em direito da família.

Madeleine McCann desapareceu do quarto onde a família passava férias num complexo turístico na Praia da Luz, no Algarve, a 3 de Maio.

PUB

Últimas