Já fez LIKE no TVI Notícias?

Saab conta com 20 compradores interessados

Relacionados

Negócio deve concretizar-se até Junho

A construtora automóvel sueca Saab, que faz parte da General Motors, recebeu cerca de 20 de manifestações de interesse na sua compra e o negócio deverá concretizar-se até Junho, segundo o plano de reestruturação apresentado esta segunda-feira num tribunal sueco e citado pela agência Lusa.

«Há actualmente mais de vinte partes interessadas de forma activa (...) O processo de venda deveria estar concluído em Junho de 2009», declara no documento o administrador judiciário da Saab, Guy Lofalk.

PUB

A Saab foi colocada num procedimento de salvaguarda a 20 de Fevereiro para evitar uma declaração de falência e para tornar-se numa sociedade independente do seu proprietário General Motors, que anunciou um corte com a marca a partir de 1 de Janeiro de 2010.

No seu plano de reestruturação, a Saab visa uma tesouraria positiva e vendas de 150 mil veículos em 2011 (contra 93 mil em 2008) e indica querer apagar 75 por cento da sua dívida «não prioritária».

Precisa de 750 milhões para sobreviver

A construtora diz também precisar de mil milhões de dólares (750 milhões de euros) para sobreviver e está a negociar actualmente com o Banco Europeu de Investimento o obtenção de um empréstimo de 600 milhões de dólares, para os quais as garantias do Estado sueco são necessárias.

«Os outros 400 milhões de dólares deverão ser injectados pela GM», avança a Saab, que fora comprada em duas metades pelo americano, ele também actualmente à beira da falência, em 1999 e em 2000.

Guy Lofalk terá alegadamente referido na audição que a venda da empresa é «um pré-requisito crucial para uma reconstrução bem sucedida».

PUB

Relacionados

Últimas