Já fez LIKE no TVI Notícias?

Usar cartão em compras acima de 8 euros é mais eficiente

Relacionados

Opção permite ganhos face ao pagamento em dinheiro

Pagar compras de valor superior a 8 euros com cartão de débito é mais eficiente do que com dinheiro. A conclusão é do estudo «Instrumentos de Pagamento de Retalho em Portugal: Custos e Benefícios», apresentado pelo Banco de Portugal (BdP) esta quarta-feira.

Segundo a mesma análise, as notas e moedas são, pelo contrário, mais eficientes nas transacções inferiores a 8 euros, que correspondem a 75 por cento das despesas feitas nos pontos de vendas.

PUB

Sobre as transacções acima dos 8 euros, o BdP refere ainda que «a utilização do cartão de débito em vez do numerário conduz a ganhos em termos de redução dos custos totais dos instrumentos de pagamento».

Na pesquisa efectuada pela instituição, e que se refere a 2005, o dinheiro continua a ser um meio de pagamento muito utilizado pelos portugueses: 96% dos pagamentos das despesas inferiores a 8 euros foram efectuadas com notas e moedas, enquanto nas transacções acima deste valor o «dinheiro vivo» também é mais utilizado: em 65% dos pagamentos. Neste último ponto, o BdP descreve a situação como «longe do ideal de utilização dos instrumentos de pagamentos».

Só nas compras superiores a 80 euros, correspondentes a pagamentos efectuados nos super e hipermercados, o cartão de débito ultrapassa o dinheiro.

Diferenças nos custos e proveitos

De acordo com as contas da instituição, o levantamento e depósito de dinheiro tem um custo unitário de 1,85 euros e um proveito de 8 cêntimos (num grau de cobertura de 4,3%), enquanto os cartões de débito têm, nas transacções, um custo de 23 cêntimos e um proveito de 18 cêntimos (numa cobertura de 81,5%).

PUB

O Banco de Portugal conclui que apenas os cartões de crédito (também nas transacções) e os débitos directos (nas instruções) são os instrumentos de pagamento em que os proveitos gerados com a sua utilização cobrem os custos associados à respectiva disponibilização.

Os cartões de crédito custam 2,44 euros e têm um proveito de 2,62 euros (num grau de cobertura de 107,5%), enquanto os débitos directos custam 9 cêntimos e detêm um proveito unitário de 15 cêntimos.

Maioria dos portugueses desconhece custo de cartões de crédito

Ir ao Multibanco em vez do balcão permite poupar uma hora

Todos os portugueses trazem notas e moedas na carteira

PUB

Relacionados

Últimas