Já fez LIKE no TVI Notícias?

Autarquias devem 174 milhões à Águas de Portugal

Relacionados

Tribunal de Contas realizou auditoria à empresa

A dívida vencida das autarquias locais à Águas de Portugal totalizava os 174 milhões de euros em 2007, de acordo com uma auditoria do Tribunal de Contas (TC) realizada à empresa.

«Destacam-se, por sobremaneira significativas, as dívidas vencidas da Câmara Municipal de Lisboa, no montante de 27,8 milhões de euros e da Câmara Municipal de Loures, que ascendia a 15,9 milhões euros; bem como, das Câmara Municipais de Aveiro, Coimbra e Gaia, que totalizavam, respectivamente, 7,9 milhões, 7,3 milhões e 7 milhões de euros», refere ainda o relatório do TC.

PUB

O Tribunal realça que, o «acumular dessa dívida de montante elevado também se explica por algumas dessas autarquias serem, simultaneamente, clientes e accionistas das empresas do Grupo AdP, o que provoca uma incúria que não abona a favor do rigor e da responsabilidade que se exige às entidades públicas no cumprimento das suas obrigações».

E acrescenta: «A AdP tem implementado um mecanismo com base em acordos que visa sensibilizar e incentivar as Autarquias más pagadoras a reduzirem essas dívidas, o que tem vindo a surtir efeitos positivos».

Assim sendo, o TC recomenda à AdP que «diligencie, conjuntamente com as empresas concessionárias do Grupo AdP, para que seja encontrada uma solução célere para regularizar os Desvios Tarifários que têm vindo a ser contabilizados por aquelas empresas».

PUB

Relacionados

Últimas