Já fez LIKE no TVI Notícias?

Presidente da Águas de Portugal assume «disputa por recursos»

Relacionados

Pedro Serra diz que caso de escassez em Barcelona é um aviso

Nos tempos que correm existe uma grande pressão sobre os recursos naturais. Esta foi a ideia expressa pelo presidente da Águas de Portugal, Pedro Serra, presente na 8ª Conferência Anual do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (BCSD) Portugal, que decorreu na Cordoria Nacional, em Lisboa.

«Conhecemos bem esta problemática. Há uma grande disputa pela água», disse o responsável, sublinhando que o facto pode gerar «potenciais conflitos».

PUB

Sem avançar especificamente as consequências a nível de preços, Pedro Serra explicou igualmente que a escassez de água que a cidade de Barcelona tem vindo a sofrer nos últimos tempos, forçando as autoridades a comprarem água ao exterior, é sintomático de como «a disputa de recursos já se manifesta a nível ibérico».

Preparada para desafios

Apesar do panorama, o responsável considera que a Águas de Portugal está habituada a gerir situações deste pendor e preparada para os desafios.

As declarações de Pedro Serra surgem um dia depois do presidente da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas ter dito à agência «Lusa» que virão «aumentos significativos» das tarifas da água em Portugal até 2013.

Em resposta a este diagnóstico, Pedro Serra considerou que «problemas como a ausência de infra-estruturas e a cobrança de tarifas que não cobrem minimamente o custo dos serviços têm de ser resolvidos no respeito pela autonomia das autarquias, das regras da concorrência e dos clientes».

PUB

Relacionados

Últimas