Já fez LIKE no TVI Notícias?

Toyota Caetano Portugal reduz resíduos gerados na produção de modelos

Relacionados

A Toyota foi seleccionada para participar em projecto de prevenção de resíduos.

A unidade fabril da Toyota Caetano Portugal, localizada em Ovar, foi uma das três empresas no sector da metalurgia e metalomecânica seleccionadas para participar no projecto Prevenção dos Resíduos Industriais (PRERESI) que se iniciou em Maio de 2006.

Este teve como principal objectivo contribuir, a nível sectorial, para o lançamento de condições que permitam a redução da quantidade e da perigosidade dos resíduos gerados pela actividade industrial, permitindo a aproximação à meta «zero resíduos».

PUB

«Sendo o Ambiente uma prioridade para a empresa, a par com os exigentes níveis de Qualidade, a participação da Fábrica de Ovar da Toyota Caetano Portugal (TCAP) neste projecto permitiu melhorar os processos produtivos para que o impacto da produção dos modelos Dyna, Hiace e Optimo da Marca sejam menores, melhorando a eficiência do tratamento dos resíduos», diz a empresa em comunicado.

Para a Toyota este exemplo de melhoria contínua no processo produtivo «não é novidade», tendo ainda este ano a fábrica em Valenciennes (França) que produz o Yaris conseguido atingir o tratamento de 100% dos resíduos resultantes da sua produção.

Alguns dos principais resultados alcançados pela Fábrica de Ovar com o projecto PRERESI foram precisamente as medidas e tecnologias de prevenção da redução da produção de resíduos e ou perigosidade dos mesmos, que a Toyota identificou nas suas actividades.

Entre outros salientam-se a optimização da limpeza das limalhas e partículas das viaturas e respectivo chassis no processo de soldadora. Na pintura, a optimização dos consumos de água no processo de lavagem.

«Este projecto resulta de uma iniciativa conjunta do Instituto dos Resíduos e do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, ao qual se associaram, como entidades participantes, um conjunto significativo de associações empresariais e tecnológicas, das quais se destacam o CATIM e o INEGI».

PUB

Relacionados

Últimas