Já fez LIKE no TVI Notícias?

Automóvel: desaparecem 2 a 3 empresas por dia em Portugal

Relacionados

Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel diz que sector está num «estado debilitado e caótico»

Desaparecem duas a três empresas do sector automóvel em Portugal todos os dias, particularmente micro, pequenas e médias empresas.

O dado é da Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), que se mostra muito preocupada com os efeitos que a crise financeira está a ter entre os seus associados.

PUB

Produção automóvel caiu 34,5% em Março

Incentivo ao abate de carros antigos aumenta 250 euros

Reunida em Leiria, este fim-de-semana, a entidade aumentou o coro de queixas e acusa o Governo de estar a relegar para segundo plano a área do comércio e da reparação automóvel nos apoios financeiros dedicados ao ramo automóvel, no valor de 900 milhões de euros.

«Este estado debilitado e caótico em que se encontra o tecido automóvel em Portugal, quer ao nível do comércio de veículos novos e usados, quer, especialmente, ao nível das empresas de reparação e de manutenção automóvel, está a pôr em causa a sobrevivência da grande maioria das empresas do sector e dos respectivos postos de trabalho», lamenta-se a ANECRA em comunicado.

A associação descreve o cenário actual, sublinhando que, ao preterir o comércio e a reparação automóvel, a actividade do fabrico e montagem também não sobrevive. A ANECRA diz mesmo que «basta olharmos por esse mundo fora, para todas as marcas de automóveis e assistirmos à agonia que vivem com os stocks e os parques de viaturas a ficarem absolutamente a deitar por fora, conduzindo, praticamente, todas as empresas, sem excepção, para uma situação de desastre financeiro».

PUB

Apesar disso, nem tudo é mau: a ANECRA congratula-se com a aceitação, por parte do Governo, de algumas das propostas sugeridas pela associação, nomeadamente as relativas à majoração do Incentivo à Destruição de Veículos em Fim de Vida.

Ainda assim, considera estas acções «manifestamente pontuais e verdadeiramente insuficientes».

A ANECRA representa mais de 3.850 empresas do sector.

PUB

Relacionados

Últimas