Já fez LIKE no TVI Notícias?

Carros: sai um novo por cada três usados vendidos

Relacionados

Especialista no sector diz que crise está a afectar as vendas novos a favor dos automóveis em segunda mão

Os portugueses compram quase três carros usados por cada um novo. É uma das faces da crise e que está a afectar as vendas de automóveis novos a favor dos usados, segundo a FleetData, empresa especializada em informação sobre o sector, refere a Lusa.

Mas a «concorrência» que os carros usados fazem aos novos não quer dizer que as vendas dos automóveis em segunda mão estejam a disparar. Pelo contrário, devido ao excesso de oferta, quer as vendas quer os preços dos carros usados estão a cair a pique.

PUB

«Em Portugal, vendem-se substancialmente mais automóveis usados do que novos, embora também haja uma quebra acentuada nas suas vendas. O rácio no último ano foi de 2,6 usados por cada um novo, enquanto em Espanha é de um para um, ou seja, vende-se um carro novo por cada um usado», disse à agência Lusa, o director-geral da FleetData Portugal, Roberto Gaspar.

Os modelos mais aguardados do ano (fotos)

O responsável considera que o preço dos automóveis novos «é muito caro» e aponta o dedo à sua elevada tributação, mais de 50 por cento do preço do veículo vai para os impostos.

«A fiscalidade é uma das mais caras da Europa e está relacionada com a dupla tributação, em que o consumidor paga o ISV (imposto sobre veículos) e em cima disso ainda o IVA. Por exemplo, um BMW série 3 em Portugal custa o mesmo que um BMW série 5 em França», exemplificou Roberto Gaspar.

PUB

A este facto juntou-se no último ano a «quebra acentuada» do preço médio dos usados, que desceu 18 por cento nas vendas a profissionais (de frotistas a comerciantes) apesar de registar um decréscimo bastante menor, entre 5 a 7 por cento, nos preços de venda ao público, devido aos stocks que boa parte dos comerciantes já tinha adquirido e que leva a uma incorporação mais tardia dos novos preços.

Pode dizer-se que o mercado dos usados atrai mais compradores quando comparado com o mercado dos novos, uma vez que em 2008 vendeu cerca de 570 mil unidades e o segundo cerca de 268 mil unidades.

Administradores da Fiat sequestrados por trabalhadores

Mas a verdade é que as vendas de automóveis em segunda mão caíram no ano passado 27 por cento, contra as 780 mil unidades comercializadas em 2007. No que diz respeito aos novos, as vendas sofreram uma redução de 0,5 por cento em termos anuais, mas já no primeiro trimestre deste ano a queda ultrapassou os 40 por cento.

PUB

Relacionados

Últimas