Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo ajuda a pagar casa: conheça os bancos envolvidos

Relacionados

Direcção-Geral do Tesouro e Finanças assina com vários bancos um protocolo para criação de linha de crédito extraordinária

O Governo prometeu ajudar as famílias com crédito à habitação e membros desempregados, pagando-lhes 50% da prestação da casa. A medida vai beneficiar 300 mil pessoas e esta segunda-feira a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) assinou com vários bancos um protocolo para a criação de uma linha de crédito extraordinária.

Segundo comunicado do Ministério das Finanças, «esta linha de crédito permitirá a redução, em 50%, da prestação mensal por um período de 24 meses, abrangendo todos os créditos à habitação própria e permanente contratados até 19 de Março de 2009, independentemente do regime de crédito».

PUB

O protocolo agora assinado envolveu a Caixa Geral de Depósitos (CGD), o Millennium bcp, o Banco Espírito Santo, o Banco de Investimento Imobiliário, o Banco BPI, o Montepio Geral, o Barclays e a União de Créditos Imobiliários (UCI). Segundo o comunicado enviado às redacções, o mesmo protocolo é «extensível a outras instituições de crédito», sendo que o BANIF, Finibanco, Caixa Central e Banco Português de Negócios (BPN) estão em processo de adesão a esta iniciativa.

Ainda sobre esta linha de crédito extraordinária, e no caso dos regimes bonificados ¿ «de forma a garantir uma maior redução dos encargos dos mutuários ¿, flexibilizou-se o regime de enquadramento ao nível das actuais classes de bonificação e procedeu-se à fixação da taxa de referência para efeitos de cálculo da bonificação acrescida de um diferencial de 1,5% em substituição dos actuais 0,5%».

PUB

Relacionados

Últimas