Já fez LIKE no TVI Notícias?

Economia deve adoptar com «urgência» estratégias globais

Relacionados

O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, apontou esta sexta-feira a necessidade «urgente» de a economia portuguesa adoptar estratégias de competitividade à escala global, sob pena de o país se atrasar.

«Importa que as empresas portuguesas estejam conscientes da envolvente da concorrência à escala mundial em que actualmente se posiciona a economia portuguesa e aproveitem decididamente as oportunidades que essa realidade proporciona», defende o presidente da República.

Isto surge a propósito da primeira reunião do Conselho para a Globalização, cita a agência «Lusa», que decorre hoje em Sintra, sob o lema «Pensar Global e Agir Global».

PUB

O pensamento e a acção global devem «inspirar tanto a postura estratégica das empresas portuguesas, como o quadro de referência dos nossos agentes políticos, investidores, parceiros sociais e administração pública», adverte o chefe de Estado, alertando que «caso contrário, arriscamo-nos a ficar para trás».

Cavaco Silva adianta, ainda, que foi nesta perspectiva que em Maio propôs a criação do Conselho para a Globalização, que integra personalidade e líderes empresariais nacionais e estrangeiros com conhecimentos e experiência de economia mundial.

«O objectivo é contribuir para uma melhor compreensão do fenómeno da globalização e das suas múltiplas implicações, criar na sociedade portuguesa o sentido de urgência para as mudanças necessárias ao sucesso do mundo globalizado e mobilizar energias para a construção de um patamar mais elevado de competitividade», concluiu.

PUB

Relacionados

Últimas