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Compras com cartão de crédito sobem 30%

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Os portugueses recorrem mais ao cartão de crédito para pagar as suas compras de Natal.

«Em Dezembro, a utilização de cartões é cerca de 30% superior à dos restantes meses», exemplificou fonte do Banco Espírito Santo ao «Diário Económico».

Um dado confirmado também pelo grupo Caixa Geral de Depósitos: «Por norma, a facturação do período do Natal é cerca de 20% superior aos períodos normais». No Natal, verifica-se também «um aumento do número de activações (primeiras utilizações) de cartões», acrescenta a CGD.

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Na oferta de produtos bancários, os cartões de crédito têm vindo a ganhar relevo sendo uma área onde todos querem ganhar quota de mercado. Nesta época, aumentam as ofertas promocionais para promover a venda de cartões e intensificar a sua utilização. Para reforçar o peso dos cartões nas suas comissões, alguns bancos associaram o Natal a um aumento dos «plafonds» (valor mensal disponível para o crédito). As instituições financeiras chegam mesmo a enviar mensagens de SMS (short messager service) ou via email para incentivar a utilização do cartão de crédito para a compra de prendas.

Também segundo a Visa, «esta é uma época onde as pessoas efectuam normalmente mais compras, mais pagamentos e o por esse motivo aumenta a utilização associada dos meios de pagamento que os consumidores normalmente utilizam, incluindo, naturalmente, os cartões de crédito», sublinha fonte da Visa. Uma ideia que vem ao encontro da constatação da Unicre, que acredita que este ano, os consumidores portugueses estão a fazer uma utilização mais racional dos meios de pagamento ao seu dispor, notando-se uma maior utilização dos cartões de débito. Já os bancos relacionam um aumento da actividade dos cartões de crédito com a época festiva em que nos encontramos, em linha com o verificado ao longo dos anos anteriores.

«A utilização do cartão de crédito tem comportamentos sazonais, sendo o período de Natal caracterizado por uma maior utilização do mesmo, assim como um aumento do montante médio por transacção», refere a CGD. Segundo a mesma fonte, a subscrição de cartões de crédito ao longo do ano tem evoluído de acordo com os objectivos traçados pela instituição para este produto. O mesmo factor é reportado pelos restantes bancos, sem revelarem números relativos à subscrição de novos cartões.

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