Já fez LIKE no TVI Notícias?

Manoel de Oliveira recebe em Rimini prémio da Fundação Fellini

Relacionados

Cineasta vai ser homenageado juntamente com Pinelli

Manoel de Oliveira e o italiano Tullio Pinelli recebem no sábado em Rimini, Itália, o Prémio que a Fundação Fellini atribui anualmente a uma personalidade da «sétima arte», escreve a Lusa.

Na edição deste ano, a Fundação decidiu galardoar não apenas um mas dois nomes da arte cinematográfica - um realizador e um argumentista.

PUB

Manoel de Oliveira é o mais velho realizador de cinema ainda em actividade - faz 100 anos em Dezembro - e Tullio Pinelli, argumentista já centenário (nasceu em 24 de Junho de 1908), trabalhou com Frederico Fellini durante quase 20 anos e continua também activo.

Vittorio Boarini, director da Fundação, esclareceu que, «em geral, o prémio é atribuido a apenas um cineasta, cuja sensibilidade esteja próxima de Fellini».

«Porém, este ano - acrescentou -, pensámos numa excepção, para celebrar dois artistas de uma vitalidade extraordinária: Oliveira e Pinelli, que já tem cem anos completos».

O realizador de «Aniki Bóbó» tem em mãos um novo projecto - passar ao cinema o conto «Singularidades de uma Rapariga Loira», de Eça de Queirós - e participa em «Os Invisíveis», um projecto colectivo que reúne curtas-metragens de vários cineastas.

PUB

Relacionados

Últimas