Já fez LIKE no TVI Notícias?

Manoel de Oliveira condecorado pelos Reis de Espanha (fotos)

Relacionados

Maria João Pires também vai receber a Medalha de Ouro

Os Reis de Espanha condecoraram esta quarta-feira na Corunha, com a Medalha de Ouro das Belas Artes, Manoel de Oliveira e Maria João Pires, embora a pianista não tenha comparecido na cerimónia «por impedimentos profissionais», escreve a Lusa.

O mesmo aconteceu com outros dois dos premiados, o maestro Daniel Baremboim e a cantora de ópera italiana Cecília Bartoli.

PUB

«Estas medalhas serão entregues aos galardoados, individualmente, logo que seja possível», disse fonte da Casa Real espanhola.

Manoel de Oliveira, que em Dezembro faz cem anos, compareceu na cerimónia de bengala, nas deixou-a na cadeira quando foi chamado ao palco para receber a condecoração das mãos do rei Juan Carlos.

Ao voltar para a sua cadeira, o veterano cineasta deixou cair o diploma que acompanha a medalha, mas, sem aparente esforço, baixou-se e apanhou-o, sem dar tempo a que os funcionários da Casa Real, que acorreram, pressurosos, tivessem a oportunidade de o ajudar.

Manoel de Oliveira, nascido no Porto em 1908, é o mais velho realizador de cinema em actividade, tendo presentemente uma filmografia de 47 longas-metragens.

A sua 48ª película, «Saudades de uma rapariga loira», deverá estrear em 2009.

PUB

Relacionados

Últimas