Já fez LIKE no TVI Notícias?

Banco de Portugal afasta revisão do crescimento económico para já

Relacionados

O Banco de Portugal não vai rever as previsões de crescimento económico português, pelo menos, para já.

O governador do Banco de Portugal (BdP), Vítor Constâncio, admite que os sinais que têm levado várias instituições a rever em alta as previsões de crescimento da economia europeia irão também reflectir-se no crescimento económico nacional. No entanto adianta que «a nossa previsão para este ano é de 1,8% para o crescimento da economia portuguesa» e que «não há razão para revermos essa previsão».

«É um crescimento um pouco inferior ao que se espera para a média europeia, mas próximo desta. Portanto, a caminho de uma normalizalização do crescimento económico em Portugal», disse.

PUB

«Temos de fazer um julgamento no BCE em todos os momentos sobre os riscos para a inflação. Até agora os números desta têm tido um aspecto positivo, não reflectindo o aumento de impostos indirectos que ocorreram em alguns países europeus», alerta o governador à margem da Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças.

Vítor Constâncio chama, no entanto, a atenção que «é evidente que existem riscos de inflação e a confirmação e consolidação da recuperação económica tem-se verificado no aumento das taxas de juro que têm ocorrido».

Recordo que a taxa de inflação da Zona Euro manteve-se estável nos 1,8 por cento em Fevereiro deste ano, o que representou uma desaceleração de cinco décimas face ao mês homólogo. Já Portugal registou, no mesmo mês, uma taxa de inflação homóloga de 2,3%.

PUB

Relacionados

Últimas