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Banco de Portugal mandou mudar 83 campanhas publicitárias

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Bancos não cumpriam novas regras de transparência

O Banco de Portugal mandou alterar 83 campanhas publicitárias de bancos no primeiro semestre do ano.

No relatório intercalar da Síntese das Actividades de Supervisão Comportamental, a entidade revela que, nos primeiros seis meses de 2009 foram fiscalizadas 1.583 campanhas de publicidade das instituições de crédito (uma média de 264 campanhas por mês), tendo o Banco de Portugal determinado a alteração de 83 dessas campanhas.

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Em geral, a necessidade de alteração deveu-se ao «incumprimento de normas de transparência e equilíbrio da informação apresentada, designadamente aquando de campanhas de promoção. As instituições têm de explicitar de forma clara as condições para o acesso a esses produtos, além de terem de cumprir as regras estabelecidas quanto ao tamanho mínimo da letra e ao tempo adequado para a compreensão dos encargos a eles associados, sendo estes alguns dos aspectos fiscalizados pelo Banco de Portugal».

Recorde-se que, com a nova lei, o Banco de Portugal passou a acompanhar as campanhas realizadas em praticamente todos os canais de comunicação: além da televisão, rádio, imprensa escrita, Internet e cartazes de exterior, também os mailings, folhetos distribuídos ao balcão e cartazes no interior das agências.

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