Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vacina em alerta nos EUA é vendida em Portugal

A RotaTeq trata diarreias infantis e pode produzir efeitos secundários

O Governo norte-americano lançou terça-feira um alerta sobre a vacina RotaTeq, administrada no tratamento de diarreias infantis. O medicamento encontra-se à venda em Portugal, mas os especialistas desvalorizam os seus «perigos».

A Administração de Alimentação e Medicamentos (FDA) refere que foram detectados 28 casos de crianças com efeitos secundários, mas ainda não é certo que tenham sido provocados pela vacina.

PUB

A vacina também está à venda em Portugal. «Temos essa vacina em stock e está a ser comercializada como qualquer outro produto. Não recebemos nenhum alerta para retirar essa vacina», confirmou ao PortugalDiário, Joaquim Ferreira da Alliance Unichem, uma das empresas que comercializa o produto em Portugal.

Questionado sobre os efeitos do alerta em Portugal, o Infarmed (Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento) frisou que a vacina não foi retirada do mercado americano e que a FDA apenas recomendou aos profissionais de saúde para que «notifiquem qualquer reacção adversa diagnosticada», referiu Susana Afonso, daquele instituto. «O Sistema Nacional de farmacovigilância não recebeu, até agora, nenhuma notificação de reacção adversa», adianta.

«É um processo de rotina que acontece com qualquer medicamento em qualquer parte do mundo», desvaloriza Alexandra Brandão, do Laboratório Sanofi e Pasteur.

«Vacina é muito recente em Portugal»

A RotaTeq foi aprovada em Fevereiro de 2006, altura até à qual não tinham sido detectados problemas secundários, como o estrangulamento intestinal.

PUB

«O Rota Vírus é o que mais frequentemente causa diarreias infantis e acontece com alguma frequência em crianças até aos 8 meses», explica a directora do serviço de pediatria do Hospital Garcia da Orta, Ana Jorge. A médica frisou ainda que a vacina não é muito prescrita por ser «muito recente em Portugal» e preterida em função de vacinas mais importantes.

A última vacina infantil a ser retirada do mercado foi a Wyeth's RotaShield em 1999.

Nos EUA, estão a ser realizados testes a crianças para serem detectados os efeitos a longo-prazo.

PUB

Últimas