Já fez LIKE no TVI Notícias?

EUA apoia fundo de 19,7 mil milhões para indústria automóvel

Relacionados

Medida engloba três principais fabricantes

O Governo dos EUA anunciou esta sexta-feira o seu apoio a um plano de ajuda de 19,7 mil milhões de euros (25 mil milhões de dólares) para as três principais fabricantes norte-americanas de automóveis que atravessam graves dificuldades financeiras.

Segundo a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, citada pela agência «Lusa», a administração norte-americana pretende criar um fundo separado para apoiar à indústria automóvel, uma vez que o plano de salvamento financeiro de 700 mil milhões «não foi criado para ajudar as fabricantes automóveis».

PUB

A administração de George W. Bush rejeita assim a proposta dos democratas, que pretendiam dirigir uma parte do fundo atribuído ao plano de salvamento financeiro para apoiar de imediato as três grandes empresas do sector.

Dana Perino afirmou ainda que o dinheiro para ajudar as fabricantes deverá ser retirado do fundo de empréstimos aprovado em Setembro para ajudar o sector automóvel a criar veículos energeticamente mais eficientes.

As fabricantes automóveis General Motors e Ford têm sido das mais afectadas pela crise, com a primeira a anunciar que ficará sem liquidez para continuar a funcionar caso não receba apoio financeiro do Governo, tendo até ao fim do ano 16 mil milhões de dólares para as operações correntes e uma factura mensal de 11 mil milhões para pagar.

PUB

Relacionados

Últimas