Já fez LIKE no TVI Notícias?

Colapso de esquemas financeiros em pirâmide arrasa Colômbia

Relacionados

Centenas de milhões de dólares perdidos geram pânico

São esquemas fraudulentos que funcionam enquanto há novas pessoas a entrar na pirâmide que promete juros elevados. Mas o perigo de colapso está agora a ser sentido na pele pelos colombianos, quando já se fala de pânico generalizado e milhões de dólares perdidos.

Milhares de pessoas já se manifestaram nas ruas e as autoridades do país já vieram a público oferecer ajuda aos mais lesados, que investiram todas as economias num golpe cujas dimensões totais estão ainda por avaliar.

PUB

As estimativas referem 700 milhões de euros perdidos e perto de 500 mil investidores em ruptura.

Segundo a agência «Reuters», pelo menos uma pessoa morreu durante os distúrbios ocorridos em todo o país nas agências de entidades financeiras ilegais, como a DRFE (Dinheiro Rápido, Fácil e Efectivo), que atraiu milhares de pequenos investidores com promessas de juros de até 150 por cento.

A razão apontada para o fim destes esquemas deve-se a denúncias.

O presidente Álvaro Uribe disse, entretanto, que o Governo tem de encontrar formas de recuperar todo o dinheiro que os colombianos depositaram.

Nas acções da polícia foram recuperados cerca de 16 milhões de dólares, mas há quem ligue os esquemas de pirâmide financeira a branqueamento de dinheiro da droga.

Apesar de se desconhecerem o número de agências clandestinas a operar no País, sabe-se que existem pelo menos 200 esquemas ainda activos.

PUB

Relacionados

Últimas