Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vírus da gripe das aves encontrado no Reino Unido

Relacionados

As análises preliminares a 32 aves mortas em quarentena antes de meados de Outubro no Reino Unido permitiram identificar o vírus H5 da gripe das aves em algumas delas. Entretanto surgiu, esta quarta-feira, a confirmação oficial de que o vírus detectado na Croácia é o perigoso H5N1.

A ministra do Ambiente britânica, Margaret Beckett, explicou que estão a ser feitas análises suplementares para determinar se o vírus presente nas 32 aves mortas no Reino Unido é o H5N1, responsável pela morte de milhões de aves e de seis dezenas de pessoas na Ásia desde 2003, diz a «TSF».

Esta informação parece confirmar que o vírus da gripe das aves (H5) já estava presente no Reino Unido antes da morte em quarentena de um papagaio importado do Suriname, anunciada no domingo, e que se veio

PUB

a revelar ser portador do H5N1.

A ministra disse ainda, pela primeira vez e sem entrar em pormenores, que outro papagaio morreu com o vírus H5N1 e que os serviços veterinários suspeitavam que tenha sido contaminado por um lote de pássaros provenientes de Taiwan e mantidos em quarentena nas proximidades.

Margaret Beckett deu assim a entender que este segundo papagaio também fazia parte do lote de animais importado do Suriname.

Vírus detectado na Croácia é o H5N1

Entretanto o vírus da gripe das aves detectado na Croácia é o H5N1, confirmaram as autoridades veterinárias croatas em conferência de imprensa citando as análises já realizadas num laboratório da Grã-Bretanha.

Desde sexta-feira foram detectados dois focos de gripe das aves no leste da Croácia, o primeiro em Zdenci e outro, na segunda- feira, em Nasice, a 15 quilómetros de distância, onde apareceram cisnes mortos.

As amostras enviadas para o laboratório britânico eram do primeiro foco.

As autoridades estimam que os cisnes encontrados mortos em Nasice fazem parte do mesmo grupo, sendo por isso provável que o resultado dessas análises seja considerado também válido para o segundo foco.

Também a China anunciou a existência de um terceiro foco de gripe das aves, desta vez no centro do país, em Hunan, onde 545 frangos e patos morreram, revelou a Organização Mundial de Saúde Animal.

PUB

Relacionados

Últimas