Já fez LIKE no TVI Notícias?

UNESCO elogia centro histórico de Évora

Colóquio internacional arrancou hoje na cidade alentejana

O centro histórico de Évora, um dos 13 sítios portugueses classificados como Património Mundial, foi hoje apontado por uma representante nacional da UNESCO como «um dos mais bem preservados» núcleos urbanos do país.

«Os elementos marcantes deste centro histórico, que levaram à classificação, mantêm-se. Évora, num balanço global, será dos centros históricos portugueses mais bem conservados», garantiu Manuela Galhardo, secretária executiva da Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, citada pela agência Lusa.

PUB

A representante da UNESCO, entidade responsável pelo reconhecimento daquele centro histórico alentejano como Património Mundial (ou da Humanidade), falava à Lusa à margem do colóquio internacional «Évora 20 Anos Depois», que arrancou hoje na cidade.

Colóquio arrancou hoje

O encontro, que termina sábado, com a sessão comemorativa que assinala a classificação da cidade, reúne especialistas portugueses e estrangeiros para uma reflexão em torno, não só do balanço de Évora, mas também do futuro para as cidades Património Mundial.

Manuela Galhardo explicou à Lusa que, nos últimos 20 anos, a cidade alentejana, apesar de ter enfrentado «problemas ligados ao desenvolvimento», alguns dos quais «já corrigidos» pela «actuação intensa e visível» do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), nunca precisou de qualquer «chamada de atenção» da UNESCO.

«Mesmo com 830 sítios classificados a nível mundial, a UNESCO está muito atenta a tudo e há sempre chamadas de atenção para que um Estado-membro, quando `pisa o risco¿, corrija a situação. Para Évora nunca houve essa necessidade», disse.

PUB

Últimas