Já fez LIKE no TVI Notícias?

Director do São Carlos abandona cargo

Foi convidado a continuar funções mas não aceitou

O director do Teatro Nacional de São Carlos, Paolo Pinamonti, foi convidado em Setembro para continuar no cargo, mas não aceitou as condições propostas, informou hoje o secretário de estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho, noticia a Lusa. Pinamonti será substituído na direcção do Teatro por Christoph Damman.

Pinamonti assumira em Abril de 2001 o cargo de director do Teatro Nacional de São Carlos, a convite do então ministro da Cultura José Sasportes.

PUB

Em Março de 2004, Pinamonti foi reconduzido por mais três anos na direcção do teatro e em Fevereiro de 2006 o Presidente da República Jorge Sampaio atribuiu-lhe o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Nascido em 1958, Pinamonti licenciou-se em Filosofia e doutorou-se em Piano, tendo efectuado estudos de Composição. Ensinou História da Música nos Conservatórios Nacionais de Vinceza e Veneza. De Julho de 1997 a Dezembro de 2000 foi director artístico do teatro La Fenice de Veneza.

Em Novembro passado, no início da actual temporada lírica, Pinamonti fez, em declarações à Lusa, um balanço positivo dos seus quase seis anos à frente do teatro, considerando que «o São Carlos ganhou no seu prestígio». Na altura, manifestou-se também descontente com o corte de 682 mil euros no orçamento do teatro para este ano.

Posteriormente, numa entrevista ao Expresso, Pinamonti criticou a criação da Opart, a empresa pública criada no âmbito do PRACE (Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado) que vai gerir conjuntamente o São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado.

«Tenho a dizer que estou profundamente contra esta fusão, que vai contra os interesses de ambas as casas e do público», afirmou. Em Janeiro passado, Pinamonti fez saber que aceitara ser nomeado director do Festival Mozart, pelo município da Corunha, para o triénio de 2008/2010.

PUB

Últimas