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Saiba como poupar 300 euros nas contas da casa

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Deco comparou 45 tarifários das 6 operadoras que oferecem serviço de internet, televisão e telefone

Falta de transparência na informação prestada ao cliente e falta de indicações claras em relação a preços são alguns dos problemas detectados no estudo da Deco, que analisou 45 tarifários de 6 operadoras que oferecem serviços triplos (televisão, Internet e telefone).

O documento sublinha que, apesar da fibra óptica ser a novidade deste ano, a maioria das pessoas continua a não ter acesso, podendo apenas optar por cabo e ADSL.

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Por isso, a Associação de Defesa do Consumidor aconselha os clientes a procurar informações junto das operadoras, tendo em conta o tipo de perfil de utilizador dos serviços, sendo que, segundo a nota, é possível poupar até 314 euros por ano.

Para um perfil de utilização reduzida (cliente que necessite de poucos canais, faça poucas chamadas e use a Internet para ler e-mails e fazer pesquisas), a operadora mais em conta é a AR Telecom tv.net.tel 5Mb (24,71 euros), já que a poupança em relação ao Meo Total 5 (50,90 euros) é de mais de 26 euros por mês.

Se a utilização for moderada, o Vodafone Pack TV Base é o mais barato (46,70 euros), enquanto que o Meo Fibra Total 20 custa 64,50 euros (o mais caro).

Para uma família que faça uma utilização intensiva do serviço triplo, o melhor mesmo é escolher o Clix FIBRA Pack XL, que tem um custo de 65,60 euros, menos 12,50 euros do que a solução oferecida pela Meo Fibra Total 50.

Truques para fazer a escolha certa

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A primeira coisa a fazer é mesmo contactar as várias operadoras do mercado e analisar os preços em função da utilização dos três serviços.

Caso lhe sejam oferecidas promoções, a associação deixa um recado: será importante calcular e verificar se o preço praticado após a promoção compensa.

É importante também saber quanto tempo tem o contrato de fidelização, já que, se quiser desistir sem pagar mais nada, terá de alegar razões válidas, como nunca ter obtido a velocidade anunciada.

Em relação ao tráfego ilimitado, a Deco aconselha os clientes a perguntar às operadoras se estas aplicam alguma política de utilização, assim como a negociar com várias operadoras para tentar obter um preço mais acessível.

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