O grupo Jerónimo Martins subiu 21,3 por cento das vendas em 2007, chegando até aos 5,347 mil milhões de euros. Os dados preliminares, divulgados esta quarta-feira pela empresa, apontam para um reflexo do plano da empresa no crescimento orgânico dos negócios do retalho em Portugal e na Polónia.
Em comunicado, a Jerónimo Martins lembra que, durante 2007, o total das lojas do Grupo nas geografias em que opera passou de 1.180 para as 1.349 lojas.
PUB
Pingo Doce cresce a dois dígitos
No caso do Pingo Doce, o crescimento nas vendas totais preliminares foi de 17,5%, mas em termos comparáveis as vendas somaram 8,7%.
O Feira Nova, por outro lado, que abriu oito novas lojas no ano passado, «acelerou o reposicionamento do seu modelo de negócio, o que se traduziu numa expansão de 14% das vendas de perecíveis e de 56% das vendas de produtos de marca própria».
Quanto à presença da Jerónimo Martins na Polónia, a marca avança «fortes crescimentos» com uma subida de vendas de 26,1% nos últimos três meses do ano. Por outro lado, a Biedronka terminou 2007 com as vendas, numa base comparável, a crescerem 21,1%.
Num dia muito negativo nas bolsas europeias, a Jerónimo Martins encerrou mesmo assim a valorizar 2,95% para os 4,08 euros.
PUB