Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Governo não entregou relatório do Orçamento do Estado»

Cenário macroeconómico não foi entregue na Assembleia da República

O deputado do PCP, Honório Novo, revelou esta noite aos jornalistas no Parlamento que o ministro das Finanças não entregou o relatório do Orçamento do Estado, classificando este acto como uma «desconsideração total pela Assembleia da Republica».

O documento entregue pelo ministro Teixeira dos Santos apenas tem a proposta de lei e os mapas da despesa, mas carece do cenário macroeconómico, ou seja, previsão de défice, de PIB, desemprego, investimento público, consumo privado, entre outros dados.

PUB

«Não sabemos qual é a taxa de desemprego, qual é o défice. Não conhecemos rigorosamente nada», disse o deputado comunista, que classificou o acto do Governo como uma «desconsideração total pela Assembleia da Republica».

«Vem aqui meia-hora antes da meia-noite e nem o relatório traz», disse ainda Honório Novo.

Verdes falam em desrespeito pela AR

Do mesmo modo, também o deputado José Luís Ferreira, do partido Os Verdes, considerou que a situação configura «um claro desrespeito pela Assembleia da República».

«O Governo só entregou a proposta de Lei e os mapas. Falta o Relatório do Orçamento, ou seja, não temos as previsões macroeconómicas, não sabemos qual é a previsão do Governo para o PIB, não sabemos qual é a execução orçamental deste ano e sem isso, só podemos concluir que o Governo não cumpriu o prazo, que é entregar o Orçamento do Estado até 15 de Outubro», disse.

O deputado lamentou ainda que os jornais e as empresas de auditoria tenham tido acesso às propostas e previsões do Governo «e os deputados não, o que não deixa de ser um facto inédito».

PUB

Esta é a primeira vez, nos últimos 20 anos, que o Governo falha a entrega do Orçamento do Estado, com data limite de 15 de Outubro.

Governo só entregou parte do Orçamento do Estado

Conheça todas as novidades do Orçamento do Estado 2011

PUB

Últimas