Já fez LIKE no TVI Notícias?

PIB da OCDE cresce 0,4% no início de 2012

Relacionados

Crescimento disfarça divergências crescentes entre países

O PIB dos 30 membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) cresceu 0,4 por cento no primeiro trimestre de 2012, mas esse crescimento disfarça divergências crescentes entre países, segundo dados divulgados esta sexta-feira.

As duas maiores economias da OCDE, Estados Unidos e Japão, tiveram crescimentos significativos: 0,5 e 1 por cento, respetivamente. Pelo contrário, o crescimento foi nulo tanto na Zona Euro como na União Europeia.

PUB

Na União, as discrepâncias são ainda mais notórias no primeiro trimestre: enquanto a Alemanha cresceu 0,5 por cento, a França estagnou e as economias da Itália (menos 0,8 por cento) e do Reino Unido (menos 0,3 por cento) encolheram, escreve a Lusa.

Em termos homólogos (ou seja, comparando com o mesmo trimestre do ano anterior), o PIB da OCDE cresceu 1,6 por cento. Foi a primeira vez que o ritmo de crescimento homólogo deste clube de países desenvolvidos acelerou desde o início de 2010.

No entanto, as disparidades são aqui ainda mais notórias: enquanto o crescimento homólogo dos Estados Unidos atinge 2,1 por cento e o do Japão está nos 2,6 por cento, o PIB da zona euro estagnou, e o da União Europeia cresceu apenas 0,1 por cento.

A OCDE não divulga novas estatísticas, reproduzindo os dados das instituições nacionais e calculando dados para o total da organização.

Em Portugal, o Instituto Nacional de Estatística estima que o PIB caiu 0,1 por cento no início de 2012 relativamente ao trimestre anterior.

PUB

Relacionados

Últimas