Já fez LIKE no TVI Notícias?

Reino Unido, Alemanha e França «congelam» orçamento comunitário

Finlândia e a Holanda vão juntar-se à declaração

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou esta sexta-feira uma aliança com França e com a Alemanha para lutar pelo aumento zero do orçamento comunitário até 2020, devido às dificuldades económicas dos Estados-membros.

«Amanhã [sábado], a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, eu próprio e certos parceiros vamos publicar um texto a anunciar os nossos objectivos», disse David Cameron em conferência de imprensa, no final de dois dias da Cimeira Europeia, que terminou esta sexta-feira em Bruxelas, cita a Lusa.

PUB

A primeira-ministra finlandesa, Mari Kiviniemi, disse já que a Finlândia e a Holanda se vão juntar à declaração.

O objectivo é alcançar «um congelamento em termos reais» do orçamento da União Europeia (UE) nos anos de 2012 e 2013 - que marcam o final do actual exercício orçamental - e para o próximo período, entre 2014 e 2020.

«Em toda a Europa, os países estão a apertar os cintos para lidar com os seus défices. A UE não pode ficar imune», afirmou Cameron, à saída do conselho, que criou um mecanismo permanente para lidar com crises financeiras na zona euro, que entrará em vigor em 2013.

As negociações para o próximo orçamento comunitário deverão começar em 2011, sendo que, este ano, o Parlamento Europeu já aceitou um limite de 2,9% de aumento para o orçamento de 2011, em vez dos seis por cento da proposta inicial.

Londres, Paris e Berlim querem fazer «ainda melhor» em 2012 e 2013, disse Cameron, acrescentando que o objectivo da posição de Sábado é «marcar uma linha muito clara para as negociações» dos orçamentos futuros.

PUB

Últimas