Já fez LIKE no TVI Notícias?

Relvas diz que reavaliação do QREN não vai atrasar projetos

Relacionados

‎Ministro garante que trabalho da comissão interministerial tem prazos «bem claros» para cumprir

O ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, assegurou esta quarta-feira, em Gouveia, que a avaliação da implementação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) não irá atrasar os projetos em curso.

O governante disse aos jornalistas, no final de uma reunião com autarcas das freguesias de Gouveia, realizada na sede da junta de Nabais, naquele concelho, que o trabalho da comissão interministerial tem prazos «bem claros» para cumprir.

PUB

«A reavaliação que está a ser feita é a de podermos separar o trigo do joio e de podermos olhar para projetos futuros que permitam hoje, na área do emprego jovem, ter uma visão de coesão do território», justificou citado pela Lusa.

Disse ainda que o balanço que vai ser realizado «tem que ser feito», mas garantiu que o mesmo «não impede que os bons projetos continuem a ser implementados».

O governante esteve também hoje em Gouveia, onde reuniu com os autarcas de Gouveia, Seia e Fornos de Algodres, que integram a comunidade intermunicipal da Serra da Estrela e com presidentes de juntas de freguesia daquele concelho.

Durante o último encontro da manhã de hoje, que decorreu na sede da junta de Nabais, o ministro explicou aos autarcas as linhas gerais da reforma administrativa em curso e ouviu algumas preocupações, segundo o autarca local.

O presidente da Junta de Freguesia anfitriã, Félix de Barros, disse que durante a reunião, que durou cerca de uma hora, transmitiu aos dois governantes a discordância relativamente à extinção de freguesias.

Também apontou que «o poder central não está a ver bem a realidade das autarquias rurais» aos promover a sua extinção».

Segundo o autarca, na aplicação da reforma «esquecem-se que as freguesias rurais possuem pessoas bastante idosas, na maioria analfabetas, e que o presidente da junta é, em muitos casos, o carteiro, o gestor e o confidente».

PUB

Relacionados

Últimas