Já fez LIKE no TVI Notícias?

Teixeira dos Santos diz que Portugal «não vai entrar em incumprimento»

Relacionados

Ministro das Finanças diz que Portugal tem procura «suficiente» para a sua dívida

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, afirmou esta quinta-feira, que Portugal tem procura «suficiente» para a sua dívida.

Segundo afirmou o ministro em conferência de imprensa em Macau, citado pela Bloomberg, «Portugal não vai entrar em incumprimento».

PUB

Os mercados financeiros continuam «muito voláteis», disse o ministro, salientando que «o mercado não está a recusar comprar activos portugueses e que o país tem procura «suficiente» para a sua dívida, acrescentou.

Recorde-se que, na quarta-feira, o Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP) regressou ao mercado de dívida.

O Tesouro português vendeu ontem 378 milhões de euros em dívida com maturidade em Abril de 2021. A procura por este montante de dívida foi sólida, tendo superado em 2,6 vezes a oferta. No entanto, o juro subiu para os 5,973%. Note-se que a última vez que Portugal emitiu dívida a 10 anos foi no final do mês passado, na qual pagou um juro de 5,312%.

Esta emissão aconteceu num dia em que o spread face à Alemanha subiu. Está acima de 3,7%, o que representa um novo máximo histórico.

PUB

Relacionados

Últimas