Já fez LIKE no TVI Notícias?

Confiança dos investidores alemães cai pelo 3º mês consecutivo

Relacionados

Estagnação da produção industrial e quebra de encomendas contribuíram para descida de 18,3 pontos do índice ZEW

O índice de confiança a médio prazo dos analistas e investidores alemães do instituto ZEW recuou 18,3 pontos em Setembro, para 3,4 pontos negativos, registando a terceira contracção consecutiva. Os especialistas deste Centro de Pesquisa Económica Europeia já esperavam uma descida, mas não tão pronunciada.

Segundo uma sondagem de uma agência especializada, feita entre analistas, aguardava-se uma descida para os 9,4 pontos.

PUB

Em Agosto, o índice Zew, obtido através da consulta mensal a cerca de 300 analistas e investidores institucionais, estava nos 14 pontos. Em Junho ainda se mantinha nos 21,2 pontos, longe da média de 27,2 pontos a longo prazo.

O mau resultado registado neste mês de Setembro deve-se, sobretudo, à estagnação da produção industrial e à descida das respectivas encomendas.

Segundo trimestre não deve ser melhor

Peritos consultados pelo instituto vaticinaram que, na segunda metade deste ano, é pouco provável que a carteira de encomendas à indústria alemã tenha uma evolução positiva.

O fim dos programas de apoio à conjuntura, implementados em pleno auge da crise económica e financeira internacional, no ano passado, e o efeito retardado que ainda se faz sentir nas indústrias exportadoras continuarão a constituir barreiras à progressão.

O risco de um novo colapso da conjuntura na Alemanha «continua, no entanto, a ser reduzido», disse Wolfgang Franz, um dos responsáveis pela elaboração do índice ZEW, citado pela agência Lusa.

E a evolução da conjuntura na Zona Euro? Os investidores não estão assim tão convencidos, já que o índice ZEW também recuou (11,4 pontos) em Setembro para 4,4 pontos.

Já no que se refere à actual conjuntura, o mesmo índice subiu 6,7 pontos, para 6,3 pontos negativos.

PUB

Relacionados

Últimas