Já fez LIKE no TVI Notícias?

Schäuble: Espanha não precisa de resgate

Ministro alemão diz que devemos acreditar no que diz o Governo de Rajoy. Itália também garante que não precisa de ajuda

A Espanha não precisa de um programa de ajuda financeira e tem feito o que é preciso para superar a crise, disse esta segunda-feira o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble. Em dia de reunião do Eurogrupo, também Itália afasta qualquer necessidade de vir a precisar de ajuda financeira.

«Basta ouvir o que diz o Governo espanhol e confirmo que isso seja assim. O Governo espanhol diz que não necessita de um programa de assistência financeira», referiu Schäuble, na chegada à reunião do Eurogrupo, no Luxemburgo, e citado pela Lusa.

PUB

«A Espanha está a fazer tudo o que é necessário na política financeira e nas reformas estruturais. A Espanha tem um problema com seus bancos como consequência da bolha imobiliária dos anos anteriores e, por isso, recebe ajuda para a recapitalização da banca», sublinhou.

Schäuble atribuiu também os problemas da Espanha ao «contágio da especulação dos mercados financeiros como consequência da insegurança em relação à Zona Euro no seu conjunto».

«Entretanto, a Espanha não necessita de um programa de assistência financeira. Isso é o que diz o Governo espanhol, reiteradamente, e deveríamos confiar nele», afirmou o responsável alemão.

Com a exceção da ajuda para sanear a banca espanhola, o país pode sair «pela sua própria força» da crise, assegurou o ministro alemão, considerando que a Espanha «se encontra no bom caminho», já que seus números macroeconómicos evoluem positivamente.

Schäuble sublinhou que na Europa as decisões para sair da crise «são mais complexas» que noutros lugares do mundo e «requerem tempo», porque «a democracia precisa de tempo».

PUB

Últimas