Já fez LIKE no TVI Notícias?

Estratégia de Lisboa será base para encontro de líderes europeus

Relacionados

Encontros iniciam-se a 15 de Novembro

A Estratégia de Lisboa vai servir de base ao documento que a Comissão Europeia vai apresentar no encontro de líderes da Europa, que antecederá a cimeira de Washington sobre a crise financeira, disse esta terça-feira o Coordenador do Plano Tecnológico.

«A Comissão Europeia decidiu apresentar à cimeira dos líderes europeus, que vai preparar a cimeira de Washington, um documento baseado na aplicação da Estratégia de Lisboa ao novo contexto de crise», disse à agência «Lusa» Carlos Zorrinho.

PUB

Os líderes das sete maiores economias mundiais e dos mais importantes países em vias de desenvolvimento (Argentina, Austrália, Brasil, China, Índia, Indonésia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Turquia) iniciam a 15 de Novembro, em Washington, uma série de cimeiras para definir as alterações ao actual sistema financeiro internacional.

O Coordenador do Plano Tecnológico, que falava à margem do 18º Congresso das Comunicações, que decorre no Centro de Congressos de Lisboa, sublinhou a importância de, no actual contexto de crise económica, adoptar uma ¿nova perspectiva de regulação dos mercados, em que a sustentabilidade e a sensibilidade social possam constituir garantias de confiança no sistema económico para os cidadãos¿.

Estratégia delineada até 2010

«A economia política mostra que há um papel importante para o Estado: não substituir a sociedade civil, mas criar regras que estabelecem contextos de confiança e de crescimento sustentado. A estratégia de Lisboa é isso», sustentou Zorrinho, acrescentando que é sobre esta estratégia que a União Europeia vai propor «algumas linhas e alguns princípios de regulação à escala mundial».

Em 2000, na capital portuguesa, a União Europeia delineou uma estratégia para, até 2010, se tornar na economia de conhecimento mais competitiva e dinâmica do mundo, capaz de gerar um crescimento económico sustentável, com mais e melhores empregos e maior coesão social.

PUB

Relacionados

Últimas