Já fez LIKE no TVI Notícias?

FMI alerta para inflação crescente e riscos financeiros elevados

Relacionados

Custo de vida elevado limita resposta à crise

O Fundo Monetário Internacional (FMI), que reviu esta quinta-feira em alta as previsões para o crescimento da economia Mundial, deixou simultaneamente um alerta, para o facto de a inflação estar a crescer não só nos países emergentes, mas também nas economias mais avançadas, apesar do abrandamento económico.

A boa notícia, segundo o Fundo, é que a inflação deverá inverter a tendência de subida em 2009.

PUB

«Nas economias mais avançadas, é provável que as pressões inflacionistas reajam ao abrandamento da procura e, face a uma projecção de estabilização dos preços das matérias-primas, prevê-se que o esperado aumento da inflação em 2008, se inverta em 2009», refere o FMI na actualização intercalar das estimativas de crescimento económico.

O aumento da inflação tem sido mais acentuado nos países emergentes e economias em vias de desenvolvimento do que nas industrializadas. Entre Maio de 2007 e Maio deste ano, a inflação neste conjunto de países subiu para os 8,6%, a taxa mais elevada desde o início da década.

O Fundo acrescenta ainda que a elevada inflação vai restringir a capacidade de resposta das políticas ao abrandamento do crescimento económico.

Simultaneamente, o Fundo alertou que os riscos financeiros permanecem elevados, uma vez que «à medida que as perdas crescem, num contexto de abrandamento económico global, podem acentuar-se as restrições sobre o capital e exacerbar a escassez de crédito».

PUB

Relacionados

Últimas