Já fez LIKE no TVI Notícias?

Moody`s corta «rating» de Espanha

Relacionados

Fracas previsões de crescimento económico ditaram quebra de um nível na avaliação do país

[Notícia actualizada às 9h40]

A agência de notação financeira Moody`s baixou esta quinta-feira o «rating» de Espanha em um nível. Em causa, estão as fracas perspectivas de crescimento económico do país.

PUB

A Moody`s acredita que a recuperação dos sectores da construção e do imobiliário vai demorar vários anos, o que contribuiu para esta revisão em baixa da classificação.

Espanha passa assim do nível mais alto «Aaa» para o estável «Aa1», prevendo um crescimento económico para este ano de apenas 1%, segundo um comunicado citado pela Bloomberg.

A deterioração financeira, o grande défice e endividamento da Espanha e ainda os juros elevados relacionados com a dívida do país fazem com que o Governo «muito vulnerável» à volatilidade dos mercados nos próximos tempos.

Também as agências de notação financeira Standard&Poor`s e Fitch já tinham descido a avaliação do país, em Janeiro e em Maio, e igualmente do valor mais alto previsto nas suas escalas.

Governo: argumentos da Moody`s são demasiado pessimistas

PUB

O governo espanhol já reagiu à avaliação da Moody`s: os argumentos da agência de notação financeira são «demasiado pessimistas» por preverem o crescimento do PIB em apenas 1% este ano.

José Manuel Campa argumentou, citado pela Lusa, que a agência baseia o seu relatório em perspectivas a muito longo prazo, que não coincidem com as do Governo, um pouco mais positivas. E sublinhou que a agência considera as medidas já adoptadas em Espanha as adequadas para reduzir o défice.

O responsável reconheceu que o processo de recuperação ainda não terminou e considerou que, para baixar o défice das contas públicas espanholas, serão necessárias medidas adicionais.

A baixa produtividade espanhola e a sua falta de competitividade são os primeiros desafios que o país enfrenta, segundo a Moody¿s, que salienta pela positiva a reforma laboral já aprovada pelo Governo.

O índice bolsista espanhol IBEX 25 perde a esta hora 0,3%.

Espanha: défice cai 42,2% até Agosto

PUB

Relacionados

Últimas