Já fez LIKE no TVI Notícias?

S&P corta «rating» da Grécia a um nível da bancarrota

Relacionados

Casa ameaça mais cortes. Nota helénica é a pior do mundo

A Standard & Poor`s cortou esta segunda-feira o rating da Grécia em três níveis, de «B» para «CCC». Ao mesmo tempo, manteve o Outlook negativo, o que deixa antever uma nova revisão em baixa nos próximos meses.

A nota da Grécia fica, assim, a um nível da «bancarrota» e «com fraca perspectiva de recuperar». Actualmente, é o ratingmais baixo do mundo.

PUB

O rating «CCC» está no oitavo patamar abaixo da barreira que define «junk», num nível considerado pela S&P como «extremamente especulativo».

A justificar este corte está a probabilidade «muito elevada» de a Grécia entrar em vários incumprimentos, diz a casa de notação de risco, que aponta para os esforços dos parceiros internacionais de acordarem um novo pacote de ajuda a Atenas.

Um novo resgate da União Europeia e do FMI, que deverá ficar decidido até ao final do mês, ao mesmo tempo que aumentam o número de vozes que apoiam a necessidade da Grécia ter mesmo de reestruturar a sua dívida. Uma opção já considerada válida pela própria Alemanha.

Neste momento, Alemanha e BCE não conseguem encontrar consenso sobre a melhor forma de ajudar a Grécia, ao mesmo tempo que o país já garantiu acelerar as privatizações e aumentar os impostos para atingir as metas orçamentais.

Medidas que não contam com o apoio da oposição grega o que, a somar aos riscos «crescentes» da implementação do programa de resgate, justificam o corte do rating.

PUB

Além disso, a S&P não acredita que a Grécia consiga aceder aos mercados de financiamento em 2012 «e provavelmente nem depois» e, por isso, defende uma reestruturação da dívida helénica, o que, mesmo assim, não evitará o incumprimento de «uma ou mais emissões de dívida soberana».

Esta revisão em baixa pode ainda «afectar negativamente» a avaliação de quatro bancos gregos, alerta a casa de rating.

A 9 de Maio último, a S&P tinha cortado a nota da Grécia em dois níveis, para «B».

O ministro das Finanças grego já reagiu, considerando que a S&P «ignora os esforços da UE, FMI e dos gregos» para salvar aquele país.

Daqui a umas horas começa a reunião do Eurogrupo para definir o segundo pacote de ajuda à Grécia.

[Notícia actualizada]

PUB

Relacionados

Últimas