Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bancos podem subir «spreads»? Regulador diz que sim, Governo rejeita

Relacionados

Secretário de Estado da Defesa do Consumidor e governador do Banco de Portugal vão discutir tema na próxima reunião

O tema é relevante o quanto baste para ser objecto de discussão na próxima reunião entre o secretário de Estado da Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, e o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.

Em causa estão duas cláusulas: uma que permite às instituições financeiras subirem os spreads dos créditos à habitação sem acordo do cliente; e uma segunda que deixa que os bancos cobrem uma comissão pela amortização antecipada dos créditos.

PUB

O caso foi divulgado pela DECO - Associação dos Consumidores há cerca de um mês, depois de várias queixas dos consumidores.

O Banco de Portugal, por sua vez, emitiu um comunicado na passada sexta-feira, esclarecendo que estas cláusulas não são proibidas e remetendo para a competência dos tribunais.

Como resposta, Fernando Serrasqueiro escreveu ao governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, questionando «se tenciona intervir, repondo no sistema jurídico o equilíbrio de interesses dos consumidores e instituições de crédito, por forma a que o comportamento destas instituições não configure um comportamento abusivo».

O tema vai ser agora discutido, à mesma mesa, pelos dois responsáveis.

Créditos e comissões ficam mais caros. SAIBA MAIS AQUI

PUB

Relacionados

Últimas