Já fez LIKE no TVI Notícias?

Créditos e comissões bancárias ficam mais caros

Relacionados

É o resultado das exigências aprovadas pelo Comité de Basileia. Bancos vão fazer reflectir custos no cliente

Os créditos e as comissões bancárias vão ficar mais caros: os bancos vão ser obrigados a reforçar os capitais próprios e as famílias vão sentir no bolso o peso da crise do sistema financeiro.

Para fazer face às exigências de capital mais elevadas aprovadas pelo Comité de Basileia, as instituições financeiras vão fazer reflectir esse custo no cliente.

PUB

A solução dos bancos passam assim por cobrar mais nos contratos a crédito, aumentar as taxas de juro e outros encargos e ainda ganhar mais com comissões de prestação de serviços e produtos bancários.

António Júlio Almeida, presidente da Sefin, explica as consequências: «Os bancos vão precisar de reservar mais capital nos seus balanços, e isso custa dinheiro. Por isso, vão ter de aumentar as suas margens para compensar essa imobilidade de capital».

Ao «Diário Económico, Filipe Garcia, economista da consultora financeira IMF, considera que «os bancos são unânimes em reconhecer a pertinência das alterações na generalidade, mas todos reconhecem que Basileia III reduzirá o montante disponível para emprestar aos clientes».

O reforço de capitais próprios dos bancos começa a ser introduzido em 2013. Dois anos depois passará a ser obrigatório: tudo para precaver futuras crises que deixem a nu as fragilidades do sistema financeiro.

Bancos nacionais têm rácios de capital mínimos

PUB

Relacionados

Últimas