Já fez LIKE no TVI Notícias?

Brisa aumenta portagens em 2,3% em Janeiro

Relacionados

Subida do IVA dita maior parte da actualização

A Brisa vai aumentar as portagens nas auto-estradas que explora em Janeiro de 2011, anunciou a empresa em comunicado. O aumento seria de 0,6%, bem abaixo da inflação prevista para o ano que vem (2,2%), se não fosse a subida da taxa normal de IVA, que entra em vigor no início do ano que vem.

O aumento de dois pontos no imposto, para 23%, fará com que as portagens sejam afinal actualizadas em 2,3%, explica a concessionária.

PUB

«As tarifas de portagem irão registar uma actualização de 0,6%. Este valor é muito inferior à inflação homóloga de Outubro de 2010, que se situou nos 2,3%. Às taxas actualizadas acrescerá ainda a subida de dois pontos percentuais, relativas ao aumento do IVA para 23%, o que implica uma variação real média na ordem dos 2,3% nas taxas de portagem», explica.

A concessionária esclarece ainda que, nos termos da legislação em vigor, «a actualização das taxas de portagem reflecte-se em valores múltiplos de cinco cêntimos».

Este método de actualização «traduz o mecanismo de arredondamento das taxas de portagem para o múltiplo de cinco cêntimos mais próximo, o que implica, em termos práticos, actualizações não homogéneas».

Por isso mesmo, haverá «casos de taxas de portagem que apresentam uma variação inferior à média ou mesmo nula, sendo que, noutros casos, as taxas de portagem apresentam uma variação superior à média, por não terem sido objecto de actualização em anos anteriores».

PUB

A Brisa apresenta alguns casos representativos. Por exemplo, na A1, o percurso Lisboa/Porto passa a custar 19,95 euros, mais 25 cêntimos. Já o percurso Lisboa/Algarve, na A2, passa a custar 18,95 euros, um aumento de 30 cêntimos.

Uma viagem Braga (Sul)/Porto, na A3, custará 2,55 euros, um aumento de cinco cêntimos, o mesmo aumento que se registará no percurso Estádio/Alverca, na A9, cuja portagem será de 3 euros.

Sem alterações ficam percursos como Campo/Ermesinde, na A4, que continuará a custar 60 cêntimos, ou, na A%, Carcavelos (PV), que se mantém em 1,25 euros.

PUB

Relacionados

Últimas