Já fez LIKE no TVI Notícias?

Crédito à habitação: bancos já cobram spreads acima dos 4%

Relacionados

Margens cobradas pelas instituições bancárias nestes contratos poderão atingir os 5% no próximo ano

Antes de entrar num compromisso de crédito à habitação, saiba que há bancos que já cobram «spreads» acima dos 4%. E as previsões não são mais animadoras para o ano que vem: os economistas apontam para que as margens cobradas pelos bancos nestes contratos cheguem a atingir os 5% em 2011.

Os «spreads» mínimos nos novos créditos à habitação cobrados por 11 dos maiores bancos a operar no mercado nacional já reflectem um aumento médio de 64%. E, no que toca aos patamares máximos, a subida é de 34%, segundo a edição desta segunda-feira do «Diário Económico».

PUB

As instituições bancárias que passaram a cobrar mais este ano foram o Banco BPI e o Banif. Mas não ficam sozinhos no grupo das subidas assinaláveis: a eles juntam-se o BCP, o BES e a Caixa Geral de Depósitos, bancos que têm cobrado prémios iguais ou mesmo superiores a 4%. Isto no que toca aos clientes com maior perfil de risco.

Em Janeiro, os 11 bancos em análise cobravam, em média, spreads mínimos de 0,77% e máximos de 2,74%. Agora, o mínimo é, em média, 1,27% e o máximo 3,66%. Mas os quatro maiores bancos portugueses destacam-se nas subidas, com aumentos acima desta média.

Crédito: juros máximos sobem em Janeiro

A explicação está no aperto das condições na concessão de novos créditos. O processo tornou-se cada vez mais exigente a partir do terceiro trimestre deste ano. Em causa, estão a deterioração das condições de acesso ao financiamento, o grau de liquidez dos bancos, assim como o custo do capital e a percepção do risco.

PUB

Relacionados

Últimas