Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo chama bancos para explicarem alterações nos spreads

Relacionados

Bancos incluem nos contratos de crédito cláusulas que lhes permitem alterar spreads unilateralmente. Banco de Portugal diz que não é ilegal

O secretário de Estado da Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, reúne-se hoje com responsáveis de vários bancos para discutir a inclusão de cláusulas nos contratos de crédito à habitação que permitem às instituições alterarem unilateralmente os spreads cobrados, sempre que as condições do mercado se alterem.

Representantes do BES, Montepio, Banif e BCP, os bancos onde foram detectadas aquelas cláusulas, serão ouvidos esta segunda-feira a partir das 15 horas.

PUB

Antes destas reuniões, o secretário de Estado tinha já enviado uma carta ao governador do Banco de Portugal onde questionava o supervisor sobre as medidas que seriam tomadas para travar estas cláusulas.

Ao contrário do que defendem as associações de defesa do consumidor, para quem estas são «cláusulas abusivas», o governador respondeu que as cláusulas não são ilegais, pelo que não pode ser o banco central a resolver a questão e qualquer queixa deverá ser encaminhada para tribunal.

Antes de receber os bancos, Fernando Serrasqueiro reuniu-se também com Carlos Costa.

A denúncia partiu da DECO e data de Agosto, altura em que a associação enviou ao Banco de Portugal as reclamações que recebera.

PUB

Relacionados

Últimas