Já fez LIKE no TVI Notícias?

Famílias perdem subsídio de renda

Relacionados

Associação de Inquilinos já recebeu pelo menos sete queixas. Segurança Social justifica corte com o facto de as rendas não terem tido qualquer aumento este ano

O Governo está a retirar o subsídio de renda a algumas famílias. A Segurança Social justifica este corte com o facto de as rendas não terem tido qualquer aumento este ano.

Mas a Associação de Inquilinos Lisbonenses considera a situação inaceitável e ameaça recorrer para os tribunais.

PUB

A associação já recebeu pelo menos sete queixas. É o caso de duas inquilinas, que a TVI dá a conhecer, que no final do mês de Agosto receberam uma carta da segurança social, na qual lhes é comunicado que vão deixar de ter direito ao subsídio de renda.

Na carta, a Segurança Social explica este corte com o facto das rendas não terem aumentado este ano.

À TVI, Romão Lavadinho, da Associação dos Inquilinos Lisbonenses, considera que a decisão vem afectar «as pessoas que já são as mais prejudicadas».

«Se uma pessoa pagava 100 euros de renda de casa e tinha um subsídio de 20, o subsídio tem de se manter», sublinha Romão Lavadinho, e avisa que os advogados da associação estão a analisar os casos e ponderam seguir para tribunal.

Contactado pela TVI, o Instituto da Segurança Social diz que não há qualquer orientação para a suspensão do subsídio de rendas e que estes cortes só terão acontecido no caso de famílias em que o rendimento aumentou e por isso, uma vez que as rendas ficaram congeladas, deixaram de estar abrangidas pelos critérios de atribuição do subsídio.

O subsídio de renda é atribuído a famílias com baixos rendimentos e na maior parte dos casos chega a representar 20% do valor da renda.

PUB

Relacionados

Últimas