Já fez LIKE no TVI Notícias?

Malparado: calotes das famílias à banca batem novo recorde

Relacionados

Dívidas cresceram quase 500 milhões num ano E o leitor, de quem acha que é a culpa? Comente!

O malparado entre as famílias bateu um novo recorde. Nunca os portugueses deveram à banca tanto dinheiro que não conseguem pagar como agora. De acordo com os dados do Banco de Portugal, em Junho, a cobrança duvidosa neste segmento atingiu 3.989 milhões de euros, o valor mais alto de sempre.

O número cresceu quatro milhões face ao mês anterior e 486 milhões face ao mesmo mês do ano passado.

PUB

Numa análise mensal, a habitação é o único segmento em que a cobrança duvidosa está a aumentar. Em Junho os bancos não conseguiam recuperar 1.937 milhões de euros de crédito destinado à compra de casas, mais 11 milhões que em Maio.

E o leitor, de quem acha que é a culpa? Comente!

Já no crédito ao consumo, os 1.149 milhões de euros de malparado representam uma descida mensal de um milhão de euros. Também no crédito com outros fins, onde o malparado está nos 903 milhões de euros, se nota uma queda mensal de 6 milhões de euros.

No entanto, fazendo uma análise mais alargada e vendo a evolução registada por cada segmento no último ano, nota-se que o malparado cresceu em todos: 157 milhões na habitação, 192 milhões no consumo (o mais impressionante, tendo em conta que o valor do crédito concedido neste âmbito é ainda menor que o à habitação) e 36 milhões nos créditos com outros fins.

Em termos de crédito concedido, a habitação registou o valor mais alto de sempre no mês em análise, com 112. 313 milhões de euros, mas caiu no crédito ao consumo e no crédito com outros fins.

PUB

Malparado das empresas subiu mais de mil milhões num ano

Depósitos das famílias em novo máximo acima dos 118 mil milhões

E o leitor, de quem acha que é a culpa? Comente!

PUB

Relacionados

Últimas