Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sobreendividados vão aumentar em 2011 com subida dos juros

Relacionados

Mais de 200 processos abertos num mês

O número de famílias sobreendividadas não pára de aumentar, mas em 2011 a situação pode piorar ainda mais. A previsão é da Deco, que se baseia na já esperada subida das taxas de juro, que vão impulsionar o valor das prestações dos créditos, incluindo os de habitação.

«No próximo ano, o número de famílias em situação dificuldade poderá vir a aumentar por causa de continuarmos com desemprego elevado (e sabemos que é a principal causa que leva as famílias a entrar em dificuldade) mas também pelo aumento da Euribor, que vai necessariamente reflectir-se na prestação do crédito à habitação», disse Natália Nunes, do Gabinete de Apoio ao Sobreendividado (GAS) da Deco, à Renascença.

PUB

Desde o início do ano, o GAS foi contactado por cerca de 7.500 pessoas. Só em Julho, foram abertos 226 novos processos, mais 23 do que no mês anterior.

«A nossa perspectiva é que, até ao final deste ano, os números sejam muito semelhantes aos verificados no ano passado. Poderão ser ligeiramente superiores mas não muito», afirma a mesma responsável.

Em 2009, o GAS contabilizou 2.812 processos de famílias sobreendividadas, este ano já contabiliza a entrada de 1.687. Em média, estas famílias têm cinco créditos por pagar e um rendimento mensal superior aos 1.500 euros.

PUB

Relacionados

Últimas