Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mexia: electricidade é mais barata em Portugal que lá fora

Relacionados

Presidente da EDP responde às queixas da indústria

O presidente da EDP negou esta tarde que os preços da electricidade estejam a prejudicar a competitividade das empresas portuguesas ou a sobrecarregar os orçamentos das famílias, face ao que se passa no resto da Europa. «A electricidade em Portugal não é mais cara: é mais barata», assegurou.

António Mexia, que falava num debate promovido pelo PSD, sobre energia, explicou que o custo real da electricidade baixou nos últimos anos. A factura eléctrica caiu 6% em termos reais desde 1998.

PUB

Contrariando as queixas da indústria, que diz ser penalizada face às concorrentes europeias devido à elevada factura da electricidade, António Mexia deixou claro que «desde 2007 de forma sistemática o preço para clientes residenciais está abaixo da União Europeia a 27 e de Espanha».

Citando dados do Eurostat relativos ao primeiro semestre de 2010, Mexia foi secundado pelo presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, Vítor Santos, ao dizer que os consumidores domésticos em Portugal pagam menos 8,7% pela electricidade que os espanhóis e menos 2,6% que na média da União Europeia. Na indústria, disseram, os preços (sem IVA) são 14,5% mais baixos em Portugal que em Espanha e 7,4% mais baixos que na média da União Europeia.

Renováveis carregam mais 509 milhões na factura da luz

LEIA AINDA:

PUB

«Queremos ser um país só com marcas brancas e preços baixos?»

Petrolíferas: portugueses não estão é habituados a preços livres

Alta dos combustíveis: concorrência lava as mãos

ERSE avisa: renováveis podem aumentar preços da luz

PUB

Relacionados

Últimas