Já fez LIKE no TVI Notícias?

Natal económico: soluções para presentes, consoada e decoração

Relacionados

Cozinhe, pinte, corte e cole. Invente! E poupe

Infelizmente, nem todas as famílias podem dizer que este ano correu às mil maravilhas. Para muitos, foi um ano marcado pelo desemprego e pelo empobrecimento. Por isso, a Agência Financeira foi à procura de dicas, truques e soluções baratas para um Natal com tudo a que têm direito, mas por menos dinheiro.

Decoração: Esqueça os centros de mesa caríssimos e os bonecos natalícios à venda nas lojas. Faça tudo em casa. Por exemplo, pegue em produtos naturais, como folhas, pinhas, ramos e bagas, paus de canela e frutos secos com casca. Pinte tudo com cores festivas, polvilhe com purpurina, e encha uma taça. É um centro de mesa perfeito e os mesmos ingredientes podem servir para fazer uma coroa e pendurar na porta. Se encher uma taça com isto ou com bolas daquelas que se penduram nas árvores de Natal, está feita uma peça de decoração para espalhar pela casa.

PUB

Para pendurar nas cadeiras ou maçanetas das portas, pode usar laços vermelhos ou dourados, ou até postais de Natal. Recorte os bonecos e pendure-os ou cole-os em objectos.

As velas são típicas desta altura do ano, mas não precisa de comprar nada. Aproveite uma taça, encha-a de água e ponha pequenas velas a boiar, juntamente com bagas ou folhas pintadas, ou disponha velas de diferentes tamanhos numa taça decorada com ramos de pinheiro. Pode sempre aproveitar frascos usados, pintados ou embrulhados com papel de Natal.

As decorações antigas não precisam de ir para o lixo. Reinvente-as! Pinte, cole, decore, cruze cores, misture... vão parecer sempre novas e assim parece que tem uma decoração diferente todos os anos.

Presentes: Há pessoas para quem basta uma lembrança. É aí que pode poupar e bastante, porque as prendas caseiras voltaram a estar na moda. Se tem jeito para a cozinha, as soluções são inúmeras. Faça pequenos potes de doces e marmelada, misturados com frutos secos como nozes, ou pinhões. Faça bolachas caseiras ou biscoitos bicolores (uma massa branca e outra com chocolate ou canela). Em frascos de vidro ou latas coloridas (pintadas por si, ou criadas com corte e colagem), dão um presente engraçado. Se souber fazer licores, só precisa de garrafinhas. Ate um laço colorido e está feito!

PUB

Se a cozinha não é o seu forte, há alternativas. Arranje cadernos, agendas, álbuns, molduras, canecas, qualquer coisa, simples e barato, e depois dê o seu toque: corte, cole, pinte, dê brilho, cole etiquetas natalícias, laços, o que quiser. No final, tem uma lembrança original e barata.

Para os que tiver de comprar, faça a lista das pessoas e fixe também um máximo para cada um. Aproveite os fins-de-semana de promoções se ainda for a tempo. Se não, no fim da época natalícia, aproveite os saldos para comprar já alguns presentes do ano que vem. Se há pessoas com quem não estará antes do Natal, também pode comprar só nos saldos.

Se tem vários grupos de amigos (os amigos dos tempos da faculdade, os amigos do antigo emprego, os amigos do ginásio, etc.), sugira o truque do amigo secreto. Escrevam o nome de cada um num papel, dobrem e misturem. Cada pessoa retira um papel e, sem revelar o que lhe calhou, tem de comprar um presente para essa pessoa. Na altura de trocarem presentes, podem ou não revelar quem comprou para quem. Toda a gente recebe um, toda a gente dá um presente.

PUB

Consoada: Antes de começar a comprar, planeie. Faça a lista das pessoas que estarão na consoada e estime o que será preciso comprar, sem exageros, e o que pode fazer com o que tem em casa.

Estabeleça um limite: quanto está disposto a gastar nessa noite? 50 euros, 100 euros? Fixe um tecto e divida-o: X para o jantar, incluindo o bacalhau, as couves, as batatas; X para os frutos secos; X para o vinho e outras bebidas, etc.

Troque o champanhe caro por um bom espumante, e o marisco por petiscos mais em conta. Poupar não significa necessariamente abrir mão da qualidade, apenas evitar extravagâncias desnecessárias.

PUB

Relacionados

Últimas