Já fez LIKE no TVI Notícias?

Pensionistas que «escapam» ao corte nos subsídios

Relacionados

80% recebe tão pouco que não é afectado pela austeridade do OE. Mas além destes, 15% só verão metade de um subsídio retido

Cerca de 80% dos pensionistas portugueses não vão perder o subsídio de Natal e de férias, mas não pelas melhores razões: significa que ganham pouco e não chegam ao valor mínimo sobre o qual incidem os cortes do Orçamento do Estado para 2012. Mas o ministro da Segurança Social garantiu esta sexta-feira no Parlamento que, além destes 80%, há mais 15% que verão apenas reduzido o equivalente a metade de um subsídio.

«A redução progressiva entre o salário mínimo nacional e os 1.000 euros levará a que 15% dos pensionistas sofram uma redução equivalente a metade de um subsídio apenas», afirmou Pedro Mota Soares, na Comissão de Orçamento e Finanças.

PUB

Nas contas do Governo, 95% dos pensionistas sentirão assim

um «efeito muito mitigado» quanto às medidas de austeridade mais violentas, inscritas no OE para 2012.

Para Mariana Aiveca, do Bloco de Esquerda, os números do ministro não deveriam dar azo a regojizo: «Então os pobrezinhos têm muita sorte em não ter cortes? Os pensionistas que trabalharam uma vida inteira para terem miseráveis pensões são agora confrontados com cortes no subsídio? Para quem ganha acima de apenas 485 euros por mês?»

PUB

Relacionados

Últimas