Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal «ensina» chineses a consumir electricidade

Relacionados

Contadores inteligentes garantem gestão mais eficiente dos consumos individuais de electricidade, o que permite aumentar substancialmente eficiência energética

Portugal vai hoje apresentar na Expo Xangai 2010 o mais recente projecto que irá revolucionar a forma como se consome electricidade em casa, o InovGrid, em experiência piloto em Évora.

A conferência, que terá lugar no pavilhão de Portugal, irá permitir às empresas que integram o projecto (EDP, Efacec, Janz e Lógica) os primeiros contactos para que, num futuro próximo, possam existir interessados em comprar a tecnologia portuguesa.

PUB

António Martins da Costa, administrador da EDP, disse à Lusa em Xangai que «o projecto português é inovador e está na primeira linha do que se faz a nível mundial», acrescentando que, naturalmente, «potencia interessados na China».

Para o administrador da empresa portuguesa, as empresas que integram o consórcio do InovGrid estão «na vanguarda da tecnologia mundial» e que, «ao contrário do que se pensa, terá grande impacto na forma como as pessoas se relacionam actualmente com a electricidade».

Consumidores podem gerir gastos

O InovGrid tem um projecto-piloto em Évora no qual serão instalados 31 mil contadores de electricidade inteligentes que permitem comunicações nos dois sentidos, e em tempo real, entre clientes e empresa, e mais de 300 centros de comunicação, nos postos de transformação pela cidade.

Cada consumidor pode gerir os seus gastos de energia e saber exactamente o que gasta cada aparelho em funcionamento. Os contadores inteligentes, garantem não só a telecontagem dos consumos de energia em tempo real, mas também a mudança de tarifa à distância por solicitação do cliente e uma gestão mais eficiente dos consumos individuais de electricidade, o que permite aumentar substancialmente a eficiência energética.

PUB

Simultaneamente, permite que os utentes que tenham aparelhos de micro geração de energia saibam quanta electricidade estão a injectar na rede e também cria um novo sistema de monitorização e controlo de toda a rede de distribuição.

António Vidigal, presidente da EDP Inovação irá esta quarta-feira adequar a experiência portuguesa com o que pode ser feito em Xangai utilizando os mesmos instrumentos.

No continente europeu, apenas a Itália possui um sistema semelhante ao que está a ser desenvolvido pela EDP e pelos seus parceiros, mas apenas limitado à telecontagem, enquanto países como a Espanha, a França e a Alemanha estão ainda a desenvolver soluções deste tipo.

PUB

Relacionados

Últimas