SOS Poupar é a nova linha da DECO com dicas sobre reformas e energia. Esta linha surge na sequência da antiga linha SOS Crise, criada há um ano e com 63 mil visitas.
«Abandonámos o nome SOS Crise, que tem uma conotação negativa, para SOS Poupar porque queremos criar uma nova abordagem, transmitindo aos consumidores que terminou o tempo de reflectir e há que passar à acção», disse à Lusa Rita Pinho Rodrigues, da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).
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Os simuladores lançados há um ano para cálculos de poupanças em crédito à habitação (o mais requisitado pelos consumidores), em desemprego (valor da indemnização em caso de despedimento) e telemóveis (para ajudar a escolher o operador mais barato para certo tipo de utilização) vão continuar disponíveis no site, mas a DECO introduz agora novidades.
«Esta linha nasceu das dúvidas e preocupações partilhadas com a DECO. Sentimos agora que o consumidor quer saber mais onde pode gastar e poupar, sem diminuir o seu conforto. É a isso que queremos responder», explicou Rita Pinho Rodrigues.
Novas dicas por telefone ou no site da associação
Dicas para começar a poupar para a reforma, sugestões para poupar na conta da electricidade e aquecimento da água e ainda 12 ideias que a DECO lança aos consumidores para poupanças no imediato estão disponíveis a partir de hoje no site da associação (www.deco.pt).
Mas há mais: «Vamos acompanhar uma família a reduzir os seus gastos e esse processo pode ser acompanhado no site e, com isso, ajudar outras famílias», acrescentou a responsável da DECO.
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No primeiro ano da Linha SOS Crise, a DECO recebeu 63 mil visitas a este site e mais quase quatro mil chamadas de consumidores que pretendiam informações, nomeadamente sobre como renegociar o empréstimo da casa ou gerir o orçamento familiar.
A linha SOS Crise foi lançada pela DECO a 12 de Março último, tendo como objectivo ajudar os consumidores que ainda não estão sobreendividados ou que ainda têm poucas dificuldades financeiras a precaverem-se das situações de insustentabilidade.
O número 808 780 507 funciona todos os dias, entre as 09h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00 (sexta feira até às 17h00).
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