Já fez LIKE no TVI Notícias?

Preço do pão vai aumentar

Relacionados

Tonelada de farinha está mais cara e já custa 300 euros

O preço do pão está prestes a subir. A culpa é do aumento das matérias-primas, neste caso da farinha, cujo preço registou duas subidas em menos de um mês. A tonelada custa agora 300 euros e os analistas acreditam que chegará em breve aos 330.

Assim, de hoje a oito dias, a carcaça, que agora se vende entre os 10 cêntimos no interior Norte e os 15 cêntimos nas regiões de Lisboa e Algarve, vai comercializar-se a preços entre os 11 e os 17 cêntimos. O custo médio sobe um cêntimo e meio, dos 11,5 para os 13 cêntimos, referem contas do «Correio da Manhã».

PUB

De acordo com o «Diário de Notícias», o preço do trigo subiu, só em Julho, 33% na bolsa de mercadorias de Chicago, o maior agravamento desde 1973, devido aos receios da seca na Europa.

«A farinha passou, nos últimos dias, de 27 para 30 cêntimos o quilo, ou seja, de 270 para 300 euros a tonelada, e fala-se num novo aumento, já este mês, na ordem dos 10%. Ora, desta forma não podemos manter o preço do pão. Eu vou já aplicar novas tabelas a partir do dia 8», disse ao Correio da Manhã Luís Borges, um dos maiores industriais de panificação do País.

Já Carlos Alberto Santos, presidente da Associação do Comércio e Indústria da Panificação (ACIP), diz que «é impossível aguentar os preços por mais tempo», sublinhando que «os aumentos da farinha têm sido anormais e que o problema é que, quanto mais se fala nisso, mais eles aumentam».

Famílias médias vão gastar mais 4,50 euros por mês

«Ninguém faz omeletas sem ovos. Os fornecedores avisaram que as farinhas iam subir outra vez, cada industrial terá que decidir o que fazer. Há que não esquecer que ainda recentemente suportámos o aumento de 1% no IVA», refere o presidente da associação ao «DN».

A farinha representa cerca de um terço dos custos de produção do pão, sendo os restantes 70% repartidos pela energia, com os combustíveis à cabeça, e pela mão-de-obra e impostos.

Uma família média que compre 12 carcaças por dia vai, a partir da semana que vem, gastar em pão mais 5,40 euros por mês. O aumento médio de 1,5 cêntimos por carcaça acrescenta 18 cêntimos à conta diária.

PUB

Relacionados

Últimas